Posição pública da Associação Nacional dos Ópticos

No âmbito das afirmações proferidas recentemente pela Presidente da Associação Portuguesa dos Ortoptistas (APOR), a Associação Nacional dos Ópticos (ANO), vem assumir uma posição pública.

Mais do que discórdias entre profissionais de saúde visual ou tentativas de estabelecer limites às acções de cada um destes, a ANO, que representa os empresários com estabelecimentos de Óptica em Portugal, está interessada em defender todos os profissionais que exerçam funções nos gabinetes das nossas empresas associadas.

Consideramos que as vozes contrárias que se ouvem há décadas entre profissionais da saúde visual não são benéficas para nenhuma das partes e prejudica o interesse primordial: a saúde da visão dos portugueses.

Neste sentido, aguardamos nova reunião com a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para que sejam debatidas e criadas regras regulatórias para os estabelecimentos de Óptica e gabinetes de Optometria, já considerados pela própria ERS como espaços prestadores de serviços de saúde. 

Antecipando a criação de tais regras, a ANO está já a preparar um diploma para a actualização do seu Regulamento Interno, no qual se reafirmarão as regras já em uso na maioria das ópticas associadas da ANO.

Urge a criação de regras, para que todos, profissionais e utentes, tenham acesso à qualidade nos serviços que prestam e que acedem, respectivamente.

Mais relembramos que, recentemente, e ignorando novamente lutas e discórdias, a ANO participou, de forma intensa e interessada, na Estratégia Nacional para a Saúde da Visão (ENSAVI), tendo já recebido uma resposta por parte da Direcção-Geral da Saúde (DGS). As mais de 300 empresas Associadas ANO que aderiram à posição da sua Associação foram igualmente contactadas pela DGS. Aguardamos para breve a marcação de uma audiência parlamentar para apresentar, de forma detalhada, a nossa proposta de integração dos gabinetes de Optometria das Ópticas Associadas ANO no Sistema Nacional de Saúde, tornada pública em Julho do presente ano.

É claro que nos preocupa e move a regulamentação da profissão de Optometrista em Portugal. No entanto, para a ANO é prioritário assegurar a qualidade e as boas condições para os profissionais que representamos, em nome da saúde pública. Daí considerarmos que a inclusão dos gabinetes de Optometria das Ópticas Associadas ANO – que já tem a capacidade instalada e pronta a operacionalizar este processo - na rede pública de cuidados de saúde visual seria uma excelente resposta por parte de todos os profissionais de saúde visual à melhoria dos acessos da população aos cuidados de saúde visual.

 

A Direcção ANO

Notícias do Dia


Contactos



Associação Nacional dos Ópticos (ANO)

Rua Particular à Rua Ventura Abrantes, Espaços 3 e 4

1750 - 323 Lisboa

PORTUGAL

Telefone: [+351] 217 574 191/188

Fax: [+351] 217 594 733

E-mail: opticos@ano.com.pt


Localizar

Associação Nacional dos Ópticos (ANO)

Rua Mártires da Liberdade, 192, 2.º andar, Sala 2.4

4050-392 Porto

PORTUGAL

E-mail: opticos@ano.com.pt


Localizar


Esqueceu-se da Password?

Esqueceu-se da password? Insira o seu email e clique em submeter.