Actuação COVID-19 - Directrizes ANO

Dada a actual situação que vivemos, face à pandemia do COVID-19, a Associação Nacional dos Ópticos (ANO) vem sugerir alguns procedimentos, sem deixar de sublinhar que, em relação aos espaços comerciais de Óptica, não há legalmente a obrigação de fecho nem de abertura.

Para a ANO, o mais importante é proteger o Associado, os seus colaboradores e clientes de qualquer contágio pelo coronavírus e alertar para que sigam minuciosamente todas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde – que informámos na Circular 12-20, no passado dia 3 de Março.

Não obstante, podemos, sim, recomendar que prestem os serviços mínimos à vossa comunidade - assegurando, claro está, todas as medidas de segurança - e que permitam a aquisição de bens de primeira necessidade aos vossos clientes.

Nestes casos, deixamos algumas recomendações:

  • tentar solucionar o máximo de incidências via remota ou evitar ao máximo o contacto directo com os clientes;
  • não efectuar quaisquer consultas de Optometria ou exames de refracção ou adaptação de novas lentes de contacto, efectuando a venda com recurso aos dados de adaptações anteriores;
  • limitar a entrada de clientes na loja* ou atender com a porta fechada, indicando na porta que se encontram a realizar serviços mínimos;
  • manter a distância de segurança na entrega dos produtos;
  • desinfecção das mãos e todo o material na loja antes e após a venda.

* Foi ontem publicada a Portaria nº. 71/2020 de 15 de Março, a qual vem introduzir restrições no acesso e na afectação dos espaços nos estabelecimentos comerciais e nos de restauração ou de bebidas. Assim, os estabelecimentos a retalho, as grandes superfícies comerciais e os conjuntos comerciais devem respeitar a regra de ocupação máxima de 0,04 pessoas por metro quadrado de área (equivale, por exemplo, a um máximo de 4 pessoas numa loja de 100m2).

Estas restrições entram em vigor a partir de hoje, segunda-feira, 16 de Março.

 

 

Notícias do Dia


Contactos



Associação Nacional dos Ópticos (ANO)

Rua Particular à Rua Ventura Abrantes, Espaços 3 e 4

1750 - 323 Lisboa

PORTUGAL

Telefone: [+351] 217 574 191/188

Fax: [+351] 217 594 733

E-mail: opticos@ano.com.pt


Localizar

Associação Nacional dos Ópticos (ANO)

Rua Mártires da Liberdade, 192, 2.º andar, Sala 2.4

4050-392 Porto

PORTUGAL

E-mail: opticos@ano.com.pt


Localizar


Esqueceu-se da Password?

Esqueceu-se da password? Insira o seu email e clique em submeter.